Criptomoedas devem movimentar 10% do mercado pós-negociação até 2030, diz Citi
Uma pesquisa realizada pelo Citi revelou que, até 2030, aproximadamente 10% do volume de negócios do mercado global de pós-negociação será administrado por meio de stablecoins e títulos tokenizados. Esse dado mostra como o setor financeiro está cada vez mais próximo de um ponto de inflexão em relação à adoção de ativos digitais.
Stablecoins como protagonistas
De acordo com o relatório Securities Services Evolution, as stablecoins emitidas por bancos foram consideradas a principal ferramenta para aumentar a eficiência em garantias, fundos tokenizados e títulos do mercado privado. Assim, além de reduzir custos, também trazem mais agilidade para operações financeiras.
Adoção global e diferenças regionais
Embora a média global seja de 10%, alguns mercados devem avançar ainda mais. Por exemplo, nos Estados Unidos, a previsão é de que 14% dos volumes sejam digitalizados até 2030. Na Europa, a expectativa é de 10%, enquanto na Ásia-Pacífico deve chegar a 9%. Esse cenário mostra que, consequentemente, o ritmo de adoção varia de acordo com fatores regulatórios e tecnológicos.
Blockchain e eficiência no pós-negociação
O mercado de pós-negociação é responsável por verificar, executar e finalizar operações. Nesse sentido, a aplicação do blockchain promete transformar velocidade, custos e resiliência do setor. Segundo o Citi, mais da metade dos executivos entrevistados acredita que a Tecnologia de Contabilidade Digital (DLT) terá um impacto significativo até 2028, reduzindo despesas operacionais e necessidades de capital.
Inteligência artificial generativa como aliada
Além do blockchain, a inteligência artificial generativa (GenAI) também deve desempenhar um papel essencial. Aproximadamente 57% das empresas consultadas já estão testando a tecnologia para aplicações de reconciliação, relatórios, compensação e liquidação. Por outro lado, mais de 80% afirmaram estar utilizando a IA para otimizar processos de integração de clientes.
Um futuro em rápida transformação
De forma geral, o Citi conclui que o mercado global de pós-negociação está “tentadoramente perto” de um momento de transformação decisiva. Portanto, empresas que souberem combinar blockchain, tokenização e inteligência artificial terão vantagem competitiva nos próximos anos. Afinal, a corrida pela digitalização já começou, e quem ficar para trás pode perder espaço rapidamente.